domingo, 6 de maio de 2012

O Autista Adulto


No final da tarde desse domingo, me deparei com uma triste notícia: mais uma mãe de autista faleceu.

Fiquei sabendo do acontecido, enquanto navegava por um grupo de uma das minhas redes sociais, e vi que não é só eu que sou irmã de autista adulto que me preocupo, há mães de adultos, crianças, adolescentes, que sofrem na incerteza do futuro de seus filhos.

Curiosa, procurei sobre "autista adulto" no google e não achei praticamente nada sobre o "assunto". Vejo que há muitos textos, tratamentos, esperança para a criança no espectro autista, e o adulto, e o tratamento continuado, e a esperança?

Há anos me preocupo com a questão do meu irmão, onde ele vai residir quando faltarem meus pais. Ok, você pode pensar que ele tem a mim, mas, digamos, se eu falecer antes dele (sou mais velha do que ele). Bem, você deve seguir pensando que ele tem outro irmão, primos, tios, mas cada um tem a sua vida. Meu outro irmão pode falecer antes do meu irmão autista, meus familiares também podem falecer antes ou podem também não querer assumir a responsabilidade.

É urgente que nós, parentes, pais de adultos no espectro autista e de crianças, olharmos para o futuro e pensarmos se, por acaso, a melhora que almejamos para nosso ente querido não for conquistada, onde ele morará quando lhes faltar seus familiares?

Devemos nos unir em um grupo, penso que em um único grupo em todo o Brasil com "filiais", onde possamos trabalhar e exigir que o Governo volte os olhos para a realidade do autista adulto, dando a ele tratamento multidisciplinar continuado e a residência assistida de extrema importância a eles.

Vamos nos unir amigos?

Um fraterno abraço azul.

Cris

irmã do Luizinho.

6 comentários:

  1. Acho que essa é a maior preocupação de todas nós......

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos, que ótimo que gostaram, vamos juntos nessa corrente, nessa união! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Esta é uma sugestão a ser realizada. Parabéns pela iniciativa.
    Minha filha mora em uma residência assistida mesmo tendo ainda a mim e aos seus irmãos. É um suporte essencial já que todos têm suas vidas ocupadas e não dispõem de tempo para poder cuida-la.
    Gostaria como você está evoluindo esta idéia fantástica!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um filho autista adulto e também luto por ele e por outros autistas adultos.Como mãe tenho esta preocupação e penso que nenhum lugar é bom para eles a não ser a sua familia. Mas é preciso haver esta legislação e quem estiver nestas casas de acolhimento tem ter a dignidade e a responsabilidade de cuidar com amor destes autistas adultos. Isso é meu temor , será que existe pessoas assim?
    Ray
    http://oblogdoarteautismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir